jueves, 8 de enero de 2009

o pintor de retratos

eu conheço e gosto do Luiz Antonio de Assis Brasil desde a época de escola. me apaixonei por A Prole do Corvo e trouxe várias vezes para casa pra ler e reler.

só que confesso que fazia um certo tempo que eu não conseguia ler qualquer livro que fosse até o fim. sempre parecia que tinha algo bem mais divertido pra fazer em outro canto. azar o meu.

não foi uma resolução de ano novo, mas eu decidi que isso ia acabar. comecei a comprar livros pequenos e simples que fossem me devolvendo o prazer da leitura. até que num antiquário desses, procurando por algum acessório pra usar nas minhas fotos, achei O Pintor de Retratos muito novo e muito barato. foi paixão à primeira vista e ele veio pra casa.

o livro narra as façanhas de Sandro Lanari, pintor de retratos italiano do séc XIX, que por causa do avanço da fotografia precisa trabalhar em funções inferiores. o pintor acaba fascinado ao ver uma foto da atriz Sarah Bernhardt, no ateliê do fotógrafo parisiense Nadar. querendo mudar de vida, se muda pra o Brasil, mais especificamente pra Porto Alegre, e se torna pintor de grandes fazendeiros da época, mas por causa de várias reviravoltas, acaba se tornando fotógrafo.

a leitura é muito gostosa e por se passar numa cidade que conheço bem, ainda que num tempo muito remoto, deixa tudo ainda mais interessante.

ainda falando em livros, to esperando ansioso pelo meu Estúdio na Prática, da Editora Europa, que eu ganhei por ser hoje o Dia do Fotógrafo. e eu agradeço de coração à boa alma que decidiu me presentear.

sendo isso que eu tinha pra hoje, resta deixar um grande abraço,

3 comentarios:

Anónimo dijo...

Ah, eu quero esse livro, O Pintor de Retratos, parece muito bom!

Anónimo dijo...

Eu li há muiiiiito tempo. É bem bom. Gosto bem do LAAssis Brasil :)

Pepe dijo...

Bravo Isaías, tu já tinha me falado desse livro mas acabei esquecendo o nome. Resolvido agora.