vi essas matérias muito interessantes sob a indicação da Ana Reczek no blog dela.
os 12 pecados capitais do fotógrafo amador e 12 vícios das galerias de fotos na Web escritas pelo Mario Amaya.
achei ambas bem pertinentes mas a segunda em especial já que sou usuário frequente desse tipo de serviço na web.
gostei dessas partes aqui:
"Por fim, você pode ter interesse em divulgar sua atividade para obter novos clientes. Mas pense bem: colocar "Fotógrafo" como seu sobrenome num site de rede social é tosco!"
"Separe méritos de amizades na hora de fazer julgamentos estéticos."
"Se você quer evoluir na fotografia, aprenderá muito mais rapidamente recebendo críticas honestas quando cabível. Dê atenção especial aos contatos que sabem fazê-las. "
e essa é minha parte predileta:
"Comentários em linguagem técnica e artística mal empregados ou sem sentido. A banalização e a diluição dos termos fotográficos já chegaram com tudo à Internet. Previna-se. Exemplos:
- "Boa luz" - A foto tem um fundo desfocado e uma luz do sol lamacenta, filtrada por uma janela acortinada. O contraste foi bombado no Photoshop. Alguém já aparece proclamando: "boa luz". Menos, menos.
- "Bom DOF" - É bom esclarecer que "DOF" há mais de século tem nome próprio em bom português, "profundidade de campo", e não existe nenhum motivo razoável para adotar uma sigla recém-importada, fora o pedantismo.
- "Lindo bokeh" - Essa palavra em japonês significa simplesmente "desfoque". É o mesmo caso de "DOF": só serve para demonstrar que você andou lendo os sites gringos de fotografia.
- "Adorei o movimento" - A imagem em questão é completamente estática; o que ela tem são algumas linhas e ângulos marcantes. Mas a isso não se chama "movimento", e sim "grafismo" ou "geometria".
- "Boa composição" - muitas vezes fala-se isso de uma foto que contém um elemento isolado, por exemplo, um retrato em close com um corte fechado e um pedaço de parede lisa para o lado, e em vez de "bom enquadramento" o panga fala em "boa composição". É uma confusão similar à de "movimento" com "grafismo".
- "Bonito tom" - Aqui a palavra "tom" pode estar sendo empregada erroneamente para descrever o matiz: vermelho, amarelo, verde, azul etc. Em fotografia, tom significa brilho, intensidade da luz numa escala que vai do branco ao preto. Cor é o resultado da combinação entre matiz e tom.
- "Belas cores" - Curiosamente usado para elogiar fotos dessaturadas no Photoshop. Quem entende?"
sim, sim, eu já aproveitei pra pensar um pouco em como eu me comporto nessas situações. a dica tá feita! vai lá e lê os artigos na íntegra depois comente aqui o que achou. beleza?
grande abraço,
7 comentarios:
adooooro! rs
Excelentes textos! Eu já havia lido semana passada um texto de 100 dicas para fotógrafos, e estou querendo deixar no meu blog pelo menos um link para estes textos todos, para reler de vez em quando. É muito normal pessoas como eu, que sou iniciante, cair nessas armadilhas por achar que já entende alguma coisa de fotografia.
Abraço!
Que bom que tu gostou do meu link!
hehehehhe
tem muita gente por aí precisando ler esses textos!
;)
Sim, alguns podem até ser clichê, mas a gente vê a foto, e pensa em "Nossa, que luz linda!" Se foi aumentado o contraste (por exemplo) no Photoshop ou não, aquela continua sendo minha opinião e sou adepta de comentários curtos mas sinceros do que aqueles gigantescos em fotografias que a pessoa fala, fala, fala e não diz nada... ou pior: acha que diz e sabe!
Aliás, estou, eu, Pamela, de blog novo! :D É só clicar ai no meu nome!
Hola, Isaías, obrigado pelos elogios e a divulgação. Cabe sempre lembrar, já que o internauta brasileiro em geral tem um bug nos circuitos que regulam o senso de humor, que as dicas contêm uma pitada de verdade mas não são cagação de regra.
Inclusive a insistência de alguns visitantes mais invocados em "denunciar" o primeiro dos dois textos só me inspirou a reforçar o tom blasé no segundo, unicamente para deixá-lo mais divertido e provocador.
Todo mundo já fez suas fotos com algum dos 24 aspectos "criticados", inclusive eu mesmo. Vou ilustrar os textos com minhas próprias mancadas mais engraçadas para dar o anti-exemplo e desarmar os espíritos. Abraços de Sampa.
Publicar un comentario