martes, 30 de enero de 2007

pra o dia que eu morrer

eu estive lendo hoje sobre um assunto e isso reforçou as idéias que eu já tinha sobre planejar o meu próprio funeral.

não, isso não é mórbido. é lógico. uma certeza da vida.

não, não tô pensando em morrer. embora a idéia não me assuste.

mas isso pode acontecer. hoje, amanhã... quem sabe?

o aspecto da morte que mais me desagrada é deixar as pessoas que me amam (talvez aquelas que nem eu saiba) sofrendo. seria muito injusto nessa hora (triste, assim espero) dar-lhes um monte coisas pra pensar e resolver.

por isso veio a idéia de escrever sobre, já que o artigo aconselha a fazer isso, deixar tudo por escrito pra uma pessoa de confiança.

então, se eu morrer antes de ti, tanto faz o que vão fazer comigo, mas se te agrada saber qual é a minha vontade, eis:

- quero um caixão simples. de madeira, sem cruz. se eu estiver muito feio, lacrado.
- quero ser cremado. me aterroriza a idéia de apodrecer ou de ser enterrado vivo. portanto, já que me 'mataram' certifique-se que seja feito o serviço completo.
- quanto às cinzas? meu maior desejo em vida é estar perto dos meus amigos. e enfim vou poder me dividir em vidrinhos com uma foto minha sorrindo. pra mim não vai signficar nada, mas tu vai poder lembrar de mim.
- quero flores, mas antenção: entregues pra minha mãe ou esposa ou quem quer que seja. eu não vou precisar de flores quando estiver morto.
- música. sim, isso mesmo, quero música! comemorem o fato de eu estar em situação melhor que a de vocês. e outra... vou estar 'de volta' logo.
- eu quero que todos sejam consolados com essa minha esperança de voltar. vai haver um discurso, preste atenção nele.
- homenagens? como diria Cartola: 'quem gosta de homenagem póstuma é estátua'. faça algo por mim enquanto eu estiver vivo. me diga o quanto me ama, o quanto sou importante. talvez isso aumente minha expectativa de vida. talvez a tua... se tu insistir em querer dizer isso pra alguém, diga pra aqueles que sofrem com minha perda.

é isso. quem sabe essa lista aumente.

ou quem sabe não sobre nada de mim pra nenhuma dessas coisas listadas.

mas uma coisa é certa: aproveite que tu tem minha companhia por enquanto. não pelo fato de que eu seja uma ótima companhia, mas é que eu sou egoísta, e te quero por perto.

4 comentarios:

Anónimo dijo...

Concordo com tudo na tua lista. Também quero ser cremada. Mas quero que minhas cinzas sejam jogadas ao mar.

E... tua companhia? Por perto? Ah, eu quero, no mínimo, SEMPRE.

Anónimo dijo...

ahhhh, muito bom! parabéns, isaías! vou até por na minha listinha de textos...

Will Zanette dijo...

muito boom meu velho! não sabia que tu escrevia tb. Fiquei surpreso em ver o meu blog referenciado nos que tu lê, show de bola. Depois de umas férias, retomei ele.
Forte abraço!

Anónimo dijo...

Soy piel justa alegre que elegiste hablar de esta materia, así que de mucha gente lejos del del mundo real .