lunes, 17 de julio de 2006

sobre sonhos

sonho

do Lat. somniu

s. m., conjunto de idéias e imagens mais ou menos confusas e disparatadas, que se apresentam ao espírito durante o sono;
utopia;
ficção;
fantasia;
visão;
aspiração;
Culin., (no pl. ) bolos muito fofos de farinha e ovos, fritos em azeite e passados em calda de açúcar.
-----

embora culinária, fantasias e aspirações sejam assuntos interessantes, ficam pra próximas postagens.
mas eu estava há um tempinho querendo escrever sobre o mundo onírico.
o mundo esse das idéias e imagens mais ou menos confusas e disparatadas, que se apresentam ao espírito durante o sono.
de um tempo pra cá, embora eu saiba que não existam outros significados anormais, meus sonhos tem invadido meus dias.
é como se desse vontade de viver aquelas vidas que não são tuas, morar naqueles lugares que tu não conhece, sentir aquelas sensações que tu nem sabe que existem. a não ser quando eu mato alguém muito querido e acordo assustado.
então eu fui ler sobre isso e o que encontrei de interessante atesta ainda mais minha opinião e é mais ou menos isso:

Segundo Sigmund Freud, os sonhos são idéias desejadas ou indesejadas que surgem ao se adormecer e estas “são transformadas em imagens visuais e auditivas”. Eric Fromm, outro psiquiatra eminente, declarou que os sonhos eram “importantes comunicações de nós mesmos com nós mesmos”. Outro observador escreveu: “Sonhar é pensar enquanto se dorme. É uma forma peculiar de pensar em que as concepções ou idéias são expressas, não em forma de palavras ou de desenhos, como na vida desperta, mas em forma de imagens, usualmente imagens visuais. . . . Por excêntrico processo que não compreendemos, a pessoa adormecida pode ver seus próprios pensamentos incorporados em forma de figuras. Quando comunica seu sonho a outra pessoa, comunica seus pensamentos, quer saiba disso quer não.”
(Despertai! 22/06/1972, págs. 5-8)

era isso... vou deitar e sonhar tranqüilo.

abraços,

3 comentarios:

Eduardo Knob dijo...

Os sonhos sempre me fascinaram também.
Na verdade, eu já ouvi uma teoria que dizia que os sonhos fornecem soluções a problemas ou situações que nos foram mostradas durante o dia.
E isso já me aconteceu 3 vezes.
Ainda tem aqueles sonhos que se repetem. Tem um sonho que me dá quando eu fico sobrecarregado durante o dia e estressado. Eu sonho que eu to no deserto, e no deserto tem um 'closet', eu entro ali e fico ali até o fim do sonho...rsrsrs, interessante.

Abraço!

Anónimo dijo...

Existem os sonhos tambem de realidades impossiveis...
Inalcansáveis!!
Como por exemplo: Amor perfeito.Mas na procura de cada sonho encontramos a nossa metade :D
Tomara que não acorde nunca.rs
Sonho maluco esse não?!
haha
Bjs

Anne dijo...

ae guri, nem sabia que tinhas um blog...ah-ha hein? com um livrinho de idéias tb...